Como montar um Quarto Montessoriano

This is some text inside of a div block.

Post Convidado, por VivaDecora   Quem está pesquisando opções para montar um quartinho de bebê, com certeza já se deparou pela internet a fora com o chamado quarto montessoriano. Desenvolvido pela educadora e médica italiana Maria Montessori no início do século XX, o método tem como proposta estimular a criatividade e a autonomia das crianças, para que se expressem e aprendam por meio da liberdade. O método que já é antigo conhecido dentro das salas de aula, agora também dá as caras na decoração dos quartinhos infantis, estimulando as crianças a explorarem o seu cantinho para que cresçam livres e auto confiantes.

quarto montessoriano

A primeira vista, a falta do berço pode espantar, e dar uma amedrontada principalmente nos pais de recém-nascidos, mas segundo o método, berços restringem os movimentos e fazem com que as crianças fiquem dependentes dos pais para o acesso à própria cama. Não é complicado montar uma cama no chão com toda segurança que o bebê precisa, almofadas e protetores são uma boa pedida para que ele não role enquanto dorme, o colchão pode ficar sobre uma estrutura de pallets, EVA ou até de marcenaria personalizada. É legal lembrar que o quarto não é estático e deve mudar e se adaptar ao longo da vida da criança. Todos os estímulos do quarto podem ser adaptados de acordo com a idade do seu filho.  

quarto montessoriano2

  Os espelhos, que também são partes importantes do quarto montessoriano,  podem ser colocados horizontalmente ao lado da cama dos bebês para que eles possam se enxergar e se conhecer melhor. Com o passar do tempo, vale realocar o espelho numa parede longe do colchão para que a criança se veja sempre. É bom que, para os bem "pequenininhos", este espelho seja de acrílico e que esteja muito bem fixado para não oferecer riscos.  

quarto montessoriano3

A acessibilidade é fator importantíssimo do método. Para que a criança consiga alcançar brinquedos e livros é importante que todos estejam na sua altura. Para uma criança maior, por exemplo, vale abrir mão de um guarda-roupas pesado e deixar as peças de vestuário em armários e nichos onde seu filho possa alcançar e se vestir sozinho. Muitos especialistas também recomendam a máxima de que menos é mais neste caso. Ao invés de encher as prateleiras de brinquedos e atividades, deixe apenas os brinquedos preferidos da criança disponíveis para a brincadeira. Uma barra bem fixada na parede também faz parte do quarto montessoriano, ela estimula a criança a ficar de pé e facilita o aprendizado dos primeiros passos.

quarto montessoriano4

  Segurança e conforto são dois pontos essenciais no método. Espalhar grandes e fofinhos tapetes pelo quarto é uma ótima forma de estimular os bebês a engatinharem e circularem pelo espaço sem se machucar. Não se esqueça também que eles precisam ser feitos de material anti-alérgico, com fibra natural, de preferência, e serem sempre muito bem lavados.

quarto montessoriano5

A partir de um ano e meio de vida é legal estimular a criatividade investindo em uma área de atividades com livros, quadros e brinquedos educativos para as crianças aprenderem e explorarem. E não se esqueça, assim como no restante do quarto, aqui a mesa e cadeiras também devem ser adequados ao tamanho da criança.  

Fotos via natocadesign.com.br e Pinterest

POSTS RELACIONADOS

Você também vai Gostar!

Saiba como deixar seu banheiro mais moderno e funcional
Ler Post Completo
Como decorar 38m²
Ler Post Completo
Apê Moderno com Apenas 60m²
Ler Post Completo