10 Ferramentas básicas para fazer DIY

Por Karla Amadori
This is some text inside of a div block.

Hoje eu estou aqui para dividir com vocês quais ferramentas e utensílios básicos necessários na hora da produção dos DIYs do canal <3 Muitos de vocês me enviam mensagens e e-mails sobre isso, por isso resolvi tirar essa dúvida em um post mais explicadinho. Lembrando gente, essas ferramentas são apenas para facilitar a vida na hora de produzir, mas não quer dizer que se você não tiver todas elas, não conseguirá construir nada. Você consegue sim! Algumas delas são um pouco mais caras e fica realmente difícil de obter, eu inclusive nem tenho todas que gostaria, infelizmente, e algumas até já estão bem velhinhas :(  

Furadeira

furadeira

Ela é usada para perfurar superfícies como madeira, aço, louça, concreto, entre outros. Com ela podemos facilitar alguns projetos, bem como deixá-los com um melhor acabamento.

Parafusadeira ou Kit de chaves de fenda

 

Parafusadeira

É um  equipamentos muito parecido com a furadeira, porém com menor potência, já que sua principal função é aparafusar com maior facilidade e rapidez. Muitas vezes os parafusos utilizados em móveis são maiores e mais grossos, por isso é muito bom ter uma parafusadeira para poupar nossas mãos ;)

Brocas

jogo-de-brocas

São utensílios utilizados juntamente com a furadeira ou parafusadeira e possuem diversas espessuras, bem como diferentes características de acordo com o material que precisa ser furado. Preste bastante atenção na hora da escolha da broca, pois caso ela não seja utilizada para o material certo, você pode estragar sua peça, sua furadeira e até mesmo se machucar.  

Kit de Chaves

Jogo de chaves

Caso você não tenha a parafusadeira, não fique triste! As chaves manuais fazem exatamente o mesmo trabalho, apenas com um pouquinho mais de força e tempo ;) Para móveis de madeira, as chaves mais utilizadas são as em formato philips.

Lixadeira e/ou lixas

WebDesigner

A lixadeira é utilizada para lixar e polir madeiras. Para madeiras menores e detalhes, prefiro usar as lixas manualmente mesmo, mas quando a superfície é grande e reta, vale a pena usar a ferramenta. Elas também são muito úteis para "selar" madeiras, já que é um processo que demanda diversas "lixadas" com lixas de diferentes grãos. Ela não dispensa o uso das lixas, já que é necessário acoplá-las na lixadeira.

lixas

Existem lixas diferentes para os mais diversos materiais, como madeira, ferro, alvenaria, massa, entre outros. Uma coisa importante a se verificar nas lixas é o tamanho do seu grão. Quanto menor o número da lixa, maior o grão e mais "brusca" ela será. Para detalhes e acabamentos, opte pelas lixas de menor grão (ou seja, número maior) Tenha bastante atenção na hora de comprar, sabendo exatamente em qual material ela será utilizada e também qual acabamento se quer alcançar.

Serra tico-tico ou Serra manual de arco

 

Serra tico tico

A serra tico tico é uma mão na roda na hora de fazer cortes retos na madeira e também para quando é necessário cortá-la em formatos diferentes, como circular ou ondulado, por exemplo :)

serra de arco

Mas a popular serrinha de arco também faz o seu trabalho, porém não com tanta precisão quando uma ferramenta elétrica e também com um maior esforço. Mas faz! :P Existem serrinhas para madeira, ferro, plástico, entre outros materiais.

Régua

régua

A régua é um utensílio muito importante na hora de checar todas as medidas, fazendo com que cada parte do móvel se encaixe perfeitamente e possuam a medida exata. Para trabalhos com madeira é legal utilizar uma de ferro, pois elas são mais resistentes e duráveis ;)

Esquadro

esquadro

O esquadro também é muito importante e se parece com a régua, porém possui uma função especial: nos certificar de que as medidas e peças estão retas com um ângulo de 90º. Eu diria que ele é até mais importante que a régua, ja que também possui medidas.

Kit de Alicates

 

ki alicates

Já o alicate é próprio para segurar, prender, apertar ou cortar determinados objetos, cada um com a sua função própria. Muitas vezes precisamos dessas funções, porém não temos força o suficiente somente com as mãos, e é nessa hora que o alicate será um grande amigo.

Estilete

estilete

O estilete é ótimo para cortar os mais diversos materiais. Por ter um punhal e uma ponta muito afiada, facilita na hora dos cortes e de fazer alguns acabamentos necessários.

Martelo

martelo

E por último o martelo, uma ferramenta que possui uma cabeça de ferro ou outro material forte e pesado, presa a um cabo e é usado para... Martelar! Esse é um dos mais básicos e quase todo mundo tem um aí perdidinho, de repente enferrujadinho, né? :P

Essas são as minhas dicas gente, e eu espero ter ajudado a todos vocês que têm vontade de reproduzir várias coisas que ensino no canal, mas que não sabiam exatamente o que precisariam para começar <3 <3

POSTS RELACIONADOS

Você também vai Gostar!

Como decorar 38m²
Ler Post Completo
Apê Moderno com Apenas 60m²
Ler Post Completo
8 coisas que você precisa saber para pintar a sua porta de entrada
Ler Post Completo